Cadeirantes reclamam da acessibilidade em locais em Curitiba

CURITIBA – Cadeirantes reclamam das dificuldades de acessibilidade em alguns locais públicos e nas ruas de Curitiba. Segundo eles, muitas calçadas não têm rampa de acesso, alguns ônibus não são adaptados para quem usa cadeira de rodas, e as vagas especiais não são respeitadas.

Ronaldo José de Mira, é vendedor ambulante na Rua da Cidadania Matriz, e contou que é uma luta diária ser cadeirante na cidade.

Foto: Reprodução de TV

Nessa semana, ele precisou renovar um documento, porém o guichê era na parte de cima e só havia uma escada para subir.

“Tive que pedir para um colega subir lá, porque não é todo mundo que se compadece de fazer um favor. Cada vez que eu quero um serviço do andar de cima, preciso chamar alguém. Não tem um acesso para ir lá, um elevador, nada”, disse Ronaldo.

O problema dele é também no trajeto de casa, no Bairro Uberaba, até o local de trabalho, no Centro.

Na primeira quadra até o ponto de ônibus, Ronaldo precisa ir com a cadeira de rodas pela rua, se arriscando em meio aos carros, porque não tem calçada em todo trecho.

Chegando ao ponto de ônibus, ele contou que outro problema é que, às vezes, falta ônibus adaptado na linha Ouro Verde – Petrópolis, que ele pega até o centro.

“Algumas vezes tenho que esperar um ou dois ônibus passarem porque não tem o elevador”, relatou Ronaldo.

No Bairro Prado Velho, em Curitiba, alguns moradores pintaram no meio fio da rua um pedido de ajuda, com a seguinte frase: “Cadê a rampa?! Ass: Nossos direitos”.

O que dizem os citados

A Prefeitura de Curitiba informou, através do Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas, que está concluindo o orçamento para duas plataformas elevatórias na Rua da Cidadania Matriz. A previsão é que o levantamento fique pronto até o fim deste mês, e a licitação até o fim do primeiro semestre.

Enquanto isso, de acordo com a prefeitura, os usuários com deficiência ou com dificuldades de locomoção, são recebidos no térreo.

Já em relação ao pedido de rampa pelos moradores, a Regional Matriz informou que vai programar a instalação no cruzamento.

Por fim, em relação a Linha de ônibus Ouro Verde – Petrópolis, a prefeitura disse que apenas um dos carros que não era adaptado na linha, mas que isso não era uma irregularidade.

Ainda conforme a prefeitura, o problema foi que na quarta-feira (15) um dos ônibus teve o elevador quebrado, e o outro sofreu um acidente e teve que sair de circulação.

Com informações da RPC TV

This post was last modified on 16 de maio de 2019 18:19

Recent Posts

Rio: Ônibus da Viação Redentor pega fogo na Serra Grajaú

. RIO - Um ônibus urbano da Viação Redentor que opera a linha municipal 600 - Taquara x Saens Peña,…

4 semanas ago

Serra: Feira dos Municípios terá linha de ônibus, diz Ceturb

. SERRA - A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo - Ceturb-ES, informa que…

4 semanas ago

ES: Empresário morre atropelado por ônibus em Ecoporanga

. ECOPORANGA - O empresário, Anderson Ferreira, dono do Andim Supermercado, acabou morrendo, após ser atropelado nesta quarta-feira (22), por…

4 semanas ago

Hashtag Tur incorpora Paradiso G8 1800 DD Volvo ex-Util

. SAQUAREMA - A empresa de turismo Hashtag Tur, que é conhecida por realizar viagens de turismo e fretamento no…

4 semanas ago

RS: Sogal passa disponibilizar mais ônibus em Canoas

. CANOAS - Para atender parte da cidade Canoas, a empresa SOGAL, responsável pelo transporte municipal, passa ampliar nesta semana,…

4 semanas ago

MPRJ aciona Viação Amparo por não cumprir horários

. MARICÁ - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - MPRJ, informa que obteve junto a 1ª…

4 semanas ago