Assaltos a ônibus deixa Zona Sul de São Paulo na rota do crime

Assaltos a ônibus deixa Zona Sul de São Paulo na rota do crime

14 de maio de 2019 Off Por Redação Revista do Ônibus

SÃO PAULO – Os bairros da Zona Sul de São Paulo concentraram os casos de roubos dentro das linhas de ônibus da capital em 2018, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública do estado (SSP). Foram registrados 2.243 casos em toda a cidade, sendo 232 deles apenas em Santo Amaro. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.

O levantamento do Bom Dia SP mostra que o bairro Campo Grande aparece na 2º posição do ranking com 132 roubos. Capão Redondo e Socorro aparecem em 3º lugar, com 69 casos cada um. O bairro Jardim São Luís está na 4ª colocação, com 67 ocorrências no ano passado.

Foto: Citta Mobi – Divulgação

No primeiro trimestre de 2019, São Paulo registrou 45 roubos a ônibus, segundo a SPTrans. Do total, 11 casos foram na Zona Sul, o equivalente a 24% das ocorrências. Em abril, a polícia prendeu uma quadrilha que, segundo a investigação, roubou cerca de 1 mil celulares em dez meses. Um dos presos teria participado de um assalto que ocorre no início do mês passado na linha 6030-10.

‘Muito medo’

Dentro deste ônibus, que sai do Terminal Santo Amaro e vai para o Jardim das Embuias, na região da Cidade Dutra, muitos passageiros estão com receio. A doméstica Rosangela Maria da Silva afirma que viaja no ônibus com medo. “Eu tenho muito medo, infelizmente é a única linha que dá para voltar para casa”.

Já no caminho oposto, boa parte dos passageiros da linha é de estudantes porque o ponto final fica na frente de uma universidade. O universitário Vinicius Augusto Vital diz que os alunos se comunicam nas redes sociais para alertar sobre os assaltos. “As pessoas falam no grupo da faculdade em que horário o ônibus foi assaltado. Aí falam para todo mundo ficar esperto”.

E nem mesmo com câmeras de segurança e ônibus lotados não intimidam os bandidos. A babá Roseli Gonçalves conta que só leva o bilhete único durante as viagens para não correr riscos.

Na linha 546L, que sai do Terminal Santo Amaro para o Jardim Luso, na região de Pedreira, em Interlagos. Essa linha também é muito utilizada por universitários. Uma estudante que não quis se identificar disse que já presenciou dois assaltos no ônibus. “Os bandidos saem fazendo arrastão, principalmente levando celular e dinheiro. O pessoal chega ao Senac chorando já”.

Outro lado

A Secretaria Estadual de Segurança Pública disse, por meio de nota, que prendeu dois autores de roubos a passageiros de ônibus em operações realizadas na Zona Sul da Capital, recuperando mais de 200 celulares e 30 ocorrências esclarecidas. A SSP disse ainda que o número de roubos registrados na cidade de São Paulo caiu 10% em 2018, na comparação com 2017.

Com informações da Tv Globo