Curitiba terá ônibus levando arte e história  nos bairros da cidade

Curitiba terá ônibus levando arte e história nos bairros da cidade

6 de maio de 2019 Off Por Redação Revista do Ônibus

Será lançado nesta terça-feira (07), em Curitiba, um novo espaço cultural itinerante. O Ônibus Museu tem o objetivo de levar arte, história e patrimônio sobre rodas paras os bairros da cidade. A atração é gratuita e atenderá inicialmente locais púbicos e escolas municipais.

A estreia será no Centro de Educação Integral Anísio Teixeira, no Atuba, com atividades para os alunos pela manhã e durante a tarde. O Ônibus Museu faz parte do projeto Artes e Patrimônio – Ônibus da Cultura, que iniciou em junho do ano passado com o lançamento do Ônibus Palco, um veículo totalmente equipado para a realização de espetáculos – como shows musicais e peças teatrais.

Nestes 10 meses de atividade, este palco sobre rodas realizou uma programação que foi assistida por mais de 13 mil pessoas, em mais de 32 bairros curitibanos. “Um dos nossos principais objetivos é democratizar a cultura, descentralizando as opções artísticas”, explica Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar do Rosário, centro cultural privado que realiza o projeto. “Com a inauguração do Ônibus Museu, isto ganha ainda mais força, pois quase todos os museus estão na região central ou próximos dela”.

Museu interativo

O Ônibus Museu transformou um antigo veículo do transporte coletivo numa unidade cultural moderna e interativa. Nele, o visitante é convidado não a apenas ver ou apreciar, mas a participar. O espaço conta com 14 estações, equipadas com painéis, projetores, óculos de realidade virtual, telas sensíveis ao toque, jogos de montar e tablets, entre outros equipamentos que permitem uma experiência de interação.

Obras de arte reais e reproduções também fazem parte do acervo deste museu móvel. Artefatos indígenas e obras de artistas curitibanos como Poty Lazzarotto, além de fotografias e mapas antigos, decoram algumas de suas paredes. No espaço externo, duas caixas de areia fixadas à carroceria reproduzem canteiros de escavações paleontológicas e arqueológicas. Pincéis e lupas estão disponíveis para que o visitante faça sua própria escavação, desenterrando réplicas de fósseis e artefatos criados pelos primeiros humanos a povoar a região. “Buscamos com isso mostrar que o museu também pode ser um lugar divertido”, acrescenta Lucia.

Temáticas

O conteúdo do Ônibus Museu aborda três temas: história, paisagem urbana de Curitiba e museologia. Interligando tudo isso, revela desde a pré-história na região da capital paranaense até a formação da metrópole moderna, com suas paisagens, mistura de etnias e interferências artísticas. Temas como a compreensão do que é um museu e como aproveitar melhor a experiência de visitá-lo também são destacados, como completa Lucia.

“Teremos várias atividades que estimulem os visitantes, principalmente as crianças, a visitarem outros museus. Entre elas, entregamos um impresso que destaca os dias com acesso gratuito ao MON, Museu Paranaense e MuMA”, explica. “Toda a visitação é acompanhada por monitores. Eles têm como missão apresentar as informações e obras e também motivar a participação. A exposição ressalta que a cidade está em frequente transformação e a construção de sua identidade é feita por todos seus habitantes”.

Inicialmente o Ônibus Museu vai percorrer as escolas da rede municipal. Posteriormente, também fará paradas em locais como praças, Ruas da Cidadania e outros espaços públicos. Seu conteúdo é destinado principalmente às crianças que estejam no ensino fundamental, mas também pode ser apreciado por adultos.

Serviço

Data: terça-feira, 7 de maio de 2019.
Local: Rua João Batista Scucato, 80 – Atuba, Curitiba – PR
Entrada: programação gratuita
Horário: O Ônibus Museu inicia suas atividades às 8h30

Com informações da Rede Massa e Prefeitura de Curitiba

Curitiba terá ônibus levando arte e história nos bairros da cidade 1