Manifestantes protestam por moradia ateando fogo na BR-116 em Teresópolis

Manifestantes protestam por moradia ateando fogo na BR-116 em Teresópolis

24 de abril de 2019 Off Por Redação Revista do Ônibus

Os moradores atearam fogo no acostamento para reivindicar direito à moradia no bairro Ponte Nova, no segundo distrito da cidade.

Segundo eles, a Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informaram que vão demolir casas da região nesta sexta-feira (26) por alegarem que esses imóveis estão dentro de área da concessionária.

Os moradores não concordam e afirmam que as casas ficam em área rural e não pertencem ao trecho da faixa de domínio da empresa.

O presidente da Associação de Moradores e Amigos do Vale da Revolta, Tadeu Florêncio, contou a reportagem da Inter TV que as famílias estão desesperadas e esperam uma solução para o problema.

“Nós não queremos atrapalhar a vida de ninguém. É um protesto pacífico. Nós só queremos o nosso direito de moradia. Retirar essas pessoas de lá seria um desastre. São agricultores, trabalhadores do campo. Tem gente que vive lá há 80 anos no local”, disse Tadeu.

O protesto começou por volta das 19h30 e durou cerca de uma hora, ainda segundo os moradores.

Por meio de nota, a ANTT informou que a CRT disse que “não existe nenhuma demolição agendada para hoje [quinta-feira, dia 25]”.

A agência acrescentou que a “concessionária tem quatro ações demolitórias por invasão da faixa de domínio da BR-116. Duas no km 54, uma no km 60 e uma no km 72, sendo que uma do km 54 está desocupada”.

De acordo com a ANTT, o oficial de justiça marcou a demolição da ocupação irregular do km 72 para o dia 30 de abril. Para as demais ocupações ainda não há data definida.

Já a CRT confirmou a demolição de duas casas e disse que um dos imóveis já havia sido desocupado.

A concessionária disse ainda que a ação é para manter a integridade da faixa de domínio e que, caso não fizesse a demolição, poderia ser autuada pela ANTT por descumprimento contratual.

Com informações da Inter TV

Manifestantes protestam por moradia ateando fogo na BR-116 em Teresópolis 1