Rondônia: ônibus escolar chegam em Ponta do Abunã

Rondônia: ônibus escolar chegam em Ponta do Abunã

15 de abril de 2019 Off Por Redação Revista do Ônibus

Após realizar uma manifestação que resultou com mais de 60 horas de bloqueio da BR-364 na altura do Km 1042, no sentido Acre, a comunidade da Ponta do Abunã recebeu os ônibus que realizarão o serviço de transporte escolar para os estudantes da região.

Rondônia: ônibus escolar chegam em Ponta do Abunã 1

Os ônibus foram estacionados na tarde deste último sábado (13) e foi fiscalizado pela comunidade no mesmo local onde a rodovia foi bloqueada, no distrito de Extrema de Rondônia. De acordo com o morador da região, Aparecido Bispo, essa foi uma conquista da mobilização da comunidade e que teve um final feliz graças à habilidade de negociação da Polícia Rodoviária Federal – PRF.

Nós contamos com o esforço de um parceiro que foi muito importante que se chama PRF. Porque os nossos gestores municipais não tiveram a capacidade de fazer isso”, afirmou Aparecido Bispo.

O ano letivo poderá começar na Ponta do Abunã, mas no Baixo Madeira a situação continua a mesma, com as escolas de portas fechadas aos alunos que sequer iniciaram o ano letivo de 2019 ou terminaram 2018.

Porém, um novo protesto pode acontecer na região, dessa vez por parte da comunidade indígena Kaxarari, que integrará uma possível manifestação contra a derrubada de direitos das populações indígenas pelo Governo Federal. O povo Kaxarari apoiou o movimento ‘Alunos na Escola’ reforçando a manifestação.

De acordo com o membro do Conselho Distrital de Saúde Indígena e líder dos Kaxaxari, Ari Kaxarari, um protesto poderá acontecer a qualquer momento. “Estamos ameaçados de ter a suspensão da 6º Conferência Nacional de Saúde Indígena e por isso está previsto uma parada de todas as populações indígenas do Brasil. Gostaria de dizer que na Ponta do Abunã nós mostramos a diferença que a parceria e união é capaz de derrubar qualquer obstáculo”, avaliou.

Com informações do Rondônia Ao Vivo

Rondônia: ônibus escolar chegam em Ponta do Abunã 2
Rondônia: ônibus escolar chegam em Ponta do Abunã 3