Mulheres do DF terão ônibus exclusivos em horários de pico

Mulheres do DF terão ônibus exclusivos em horários de pico

10 de abril de 2019 Off Por Redação Revista do Ônibus

O BRT Sul terá ônibus exclusivos para mulheres nos horários de pico. A lei foi sancionada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) nesta quarta-feira (10), mas só deve começar a valer a partir de regulamentação – que não tem data para ser publicada.

Segundo o autor da proposta, o deputado distrital Leandro Grass (Rede), mesmo com a lei já em vigor a partir da publicação, o governo precisa estabelecer regras para garantir o novo direito das mulheres.

Foto: Reprodução de TV

Tal como já existe no Metrô do Distrito Federal, a nova lei prevê que a cada três ônibus do BRT – que ligam a Rodoviária de Brasília ao Park Way, Gama e Santa Maria – um deve ser destinado às mulheres no horário de pico durante os dias de semana. A regra não vale para os sábados, domingos e feriados.

O projeto foi aprovado em março pela Câmara Legislativa do DF. O governador Ibaneis vetou três artigos.

Um deles delimitava os horários de pico da manhã e da tarde. Outro previa um prazo de 30 dias para o sistema de transporte se adequar, já o terceiro estabelecia multa para o não cumprimento da lei, que deveria ser regulamentada pelo Executivo em 30 dias.