Homem que vendia passagem com cartão de idoso acaba preso no DF

Homem que vendia passagem com cartão de idoso acaba preso no DF

10 de abril de 2019 Off Por revistadoonibus

Policiais civis prenderam homem de 38 anos acusado de usar cartão de deficientes para custear o transporte de terceiros e lucrar com a prática. Os agentes encontraram o suspeito na tarde desta quarta-feira (10/4), no Terminal do BRT de Santa Maria, enquanto ele cometia o crime.  

A operação, a cargo da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (Cecor), identificou o suspeito por meio da Subsecretaria de Fiscalização da Secretaria de Mobilidade (Sufisa), da Secretaria de Mobilidade, que monitora uso irregular dos cartões de passagens.  

O suspeito foi autuado por estelionato contra a administração pública. A Polícia Civil considera crime quando usuários utilizam cartões de terceiros (em alguns casos os próprios cartões) para comercializar ilegalmente as passagens, vendendo crédito para qualquer interessado.  

Geralmente, os suspeitos colocam crédito no item quando não está carregado, vão até as catracas e oferecem para quem se aproxima do lugar. Como o DF conta com o benefício da integração, a catraca é liberada diversas vezes, sem que um valor seja cobrado por isso. 

Operação Cartão Vermelho 

No início deste mês, os investigadores da Cecor deflagraram a terceira fase da Operação Cartão Vermelho. A ação policial tem objetivo de deter o uso irregular de cartões de passagens. Nessa ocasião, dois homens foram presos no Terminal do BRT do Gama.