Ônibus biblioteca atenderá o Rio e a Baixada a partir do dia 8

Ônibus biblioteca atenderá o Rio e a Baixada a partir do dia 8

6 de abril de 2019 Off Por Redação Revista do Ônibus

Começa segunda-feira a nova temporada do projeto Livros nas Praças, que empresta livros. Nesta nova temporada, o ônibus-biblioteca visitará praças nos bairros Estácio, Saúde, Leme, Bangu, Vila Isabel, Tijuca, Caju e Cidade de Deus, além dos municípios de Mesquita e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. No evento de abertura, o grupo A Ciranda de Contos, fará uma apresentação lúdica com histórias cantadas e brincadeiras.

Em 2018, o ônibus-biblioteca recebeu mais de 15,5 mil visitantes e emprestou mais de 2 mil livros. Desde o início do projeto, mais de 83 mil leitores já visitaram a biblioteca itinerante. Entre os autores mais procurados estão Ziraldo, Ana Maria Machado, Monteiro Lobato, Paulo Coelho, Luciana Savaget e Ruth Rocha, além de livros dos youtubers Felipe Neto e Larissa Manoela. A iniciativa é feita há cinco anos, patrocinada pelas Lojas Americanas e Americanas.com, como incentivo à leitura para moradores no Rio de Janeiro e São Paulo. 

A biblioteca sobre rodas fica aberta ao público das 10h às 16h e oferece cerca de 2 mil exemplares. Os livros podem ser devolvidos ao ônibus-biblioteca em qualquer praça que ele visitar, até o final do semestre. Das obras disponíveis, 70% são de autores brasileiros, como Thalita Rebouças e Ana Maria  Machado. O acervo tem ainda 60 livros com ilustrações em braile para crianças, 30 livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, 20 audiobooks para deficientes visuais e 35 livros em braile para adultos. Tem cadeira de transbordo para cadeirantes e idosos com dificuldades de subir a escada, além de banheiro e água mineral para os leitores.