Alagoas ônibus Blog da Redação Cidades Nordeste Viajando de Ônibus

Maceió lança campanha contra assédio nos ônibus

Diversas ações contra o assédio dentro dos ônibus foram lançadas nesta segunda-feira (1º) pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Sinturb), para conscientizar e reforçar os canais de denúncia.

As ações reforçam os números de telefone para denúncias, o 190 (Polícia Militar) e o 180 (Central de Atendimento à Mulher). Além deles, um outro meio que está sendo divulgado é o botão de pânico, que pode ser acessado através do aplicativo Cittamobi.

“Nós queremos fortalecer ainda mais a cultura da denúncia, lançamos recentemente através do CittaMobi a opção botão de pânico, onde os passageiros podem denunciar casos de violência e os dados vão para a SMTT e depois Segurança Publica. Vimos a necessidade de lançar uma campanha para conscientizar as mulheres e principalmente de combate, pois esse tipo de crime acontece, infelizmente, em qualquer lugar”, disse o presidente do Sinturb, Guilherme Borges.

A campanha está sendo divulgada através de cartazes nos ônibus das quatro empresas que atendem à cidade de Maceió, outdoors e redes sociais do Cartão Bem Legal, onde seguirá durante todo o ano de 2019.

De acordo com Sinturb, mais de 250 mil pessoas utilizam o transporte público na capital por dia, e a metade são mulheres. A instituição disse ainda que os rodoviários participam de um curso de reciclagem desde 2018, onde o assédio sexual é debatido.