Aumento na tarifa de ônibus em São José dos Campos começa ser debatida

Aumento na tarifa de ônibus em São José dos Campos começa ser debatida

2 de abril de 2019 Off Por revistadoonibus

A Prefeitura de São José dos Campos deve agendar ainda nesta semana, uma reunião com novos membros do Conselho de Mobilidade Urbana do município, afim de tratar o aumento na tarifa de ônibus.

O Conselho, que teve suas atividades até então suspensas pela Justiça, realizou no último sábado a eleição para dois usuários do transporte coletivo, um representante dos ciclistas e duas entidades ligadas à formulação de políticas públicas.

A Justiça declarou nulas as atividades anteriores do Conselho ao acatar pedido da Defensoria Pública, que alegou que o órgão teve sua composição feita às pressas e com único objetivo de aprovar logo o novo preço da passagem do transporte público — este, que subiria de R$ 4,10 para R$ 4,90 a quem paga no dinheiro, também foi barrado judicialmente.

A votação realizada no último sábado, que teve 682 participantes votando segundo o governo, elegeu o Senac e a Fatec como entidades, a Entidade Clube de Ciclismo de São José dos Campos como representante dos ciclistas e os moradores Luana Veronezi Mavila e Weberton Luiz Quintanilha como usuários do sistema de transportes.

Os novos membros do Comob tomam posse nesta terça-feira. Segundo o governo Felicio Ramuth (PSDB), está prevista uma reunião na sexta-feira, após a publicação oficial da posse.

O aumento na tarifa de ônibus foi suspenso pela Justiça, justamente, pela não participação popular no processo de reajuste — que é previsto na legislação municipal.