Prefeitura de Uberlândia suspende implantação de ônibus elétrico

Prefeitura de Uberlândia suspende implantação de ônibus elétrico

1 de abril de 2019 Off Por revistadoonibus

O início da operação dos oito ônibus elétricos que estava previsto para o final do ano passado, em Uberlândia, está temporariamente suspenso. Isso porque a negociação entre a c, empresa responsável pelo plano de aquisição dos ônibus, e a fabricante chinesa BYD, não evoluiu.

Na última quinta-feira (28), executivos da São Miguel estiveram na China para tentar negociar com a fabricante. No entanto, houve entraves e segue sem previsão para começar na cidade.

A São Miguel informou em nota que, “após o anúncio no qual a fabricante estava presente, ocorreram entraves comerciais e que as negociações ainda não cessaram, porém, as condições atuais inviabilizam o projeto”.

A nota ainda diz que “a empresa lamenta o não cumprimento do prazo e reforça que está constantemente buscando tecnologias para melhorar o atendimento à população de Uberlândia”, finaliza o comunicado.

O projeto também envolve a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) que, após ser procurada, informou através da Prefeitura que aguarda o retorno da empresa responsável.

Projeto inicial

O projeto de implantação de oito ônibus elétricos movidos à bateria em Uberlândia, inicialmente ocorreria em 90 dias, contados a partir do final de agosto de 2018. A intenção é que eles circulem nas linhas da Viação São Miguel, recarregados por uma rede de energia solar.

Em 2017, um modelo elétrico trafegou por 40 dias na cidade durante a fase de testes, mas em seguida ajustes foram feitos para se chegar à nova configuração. Segundo o gerente da empresa de ônibus, André Duarte, o modelo tinha o piso mais baixo e se mostrou inviável para rodar na cidade.

Além de contarem com o piso na altura convencional, os novos modelos programados para compor a frota teriam as baterias inseridas na traseira e não na parte de cima dos veículos, para melhorar a circulação pelas vias da cidade.

Com informações da TV Intregração