PE: Governo afirma que ônibus com ar condicionado irão rodar em abril

PE: Governo afirma que ônibus com ar condicionado irão rodar em abril

30 de março de 2019 Off Por revistadoonibus

RECIFE – Após denúncias de que empresas de ônibus de Pernambuco estarem com diversos ônibus equipados com ar condicionado, estarem guardados em suas garagens, neste fim de semana, o assunto veio a tona e colocou em cheque o transporte urbano de passageiros do Grande Recife. Em uma reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), junto com o Grupo Luta pelo Transporte Público realizada nesta sexta-feira (29), determinou que todos os veículos equipados com ar condicionado que estão parados nas garagens das empresa Caxangá e Metropolitana, sejam colocados para circular.

Em caso de descumprimento da ordem ficarão sob pena de serem obrigadas a devolver os subsídios dados no IPVA e no Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) dos veículos. 

Segundo Pedro Josephicoordenador da Frente pela Luta são 60 ônibus climatizados parados nas duas garagens das empresas. Cada uma das garagem possui 30 veículos. Pedro ainda afirma que uma das pautas em reivindicação da Frente é a extinção do Anel B, para que haja uma tarifa única. 

Grande Recife Consórcio declara que as operadoras foram notificadas, via ofício, em 13 de março de 2019, para apresentação dos veículos com o objetivo de serem vistoriados e colocados em operação.

A justificativa que obriga os ônibus a circularem é a resolução nº 10/2018, aprovada em reunião do Conselho Superior do Transporte Metropolitano (CSTM), em 14 de dezembro de 2018. O documento diz que no caso de renovação ou ampliação da frota, a empresa operadora tem até 30 dias para colocar os veículos em operação, podendo ser prorrogado por igual período.

Grande Recife Consórcio ainda informou que as empresas apresentaram recurso na última quarta (27) e os mesmos estão sendo objeto de análise da Coordenadoria Jurídica do Consórcio.