Foz do Iguaçu renova frota com 15 novos ônibus com ar condicionado

Foz do Iguaçu renova frota com 15 novos ônibus com ar condicionado

29 de março de 2019 Off Por Redação Revista do Ônibus

A prefeitura apresentou na manhã desta sexta-feira (29) os 15 ônibus com sistema de ar-condicionado que serão integrados ao transporte coletivo de Foz do Iguaçu. A entrega oficial dos ônibus aconteceu na Praça da Paz, no centro.

O prefeito Chico Brasileiro informou que cada ônibus com o sistema de ar-condicionado custa R$ 70 mil a mais, do que um ônibus convencional, mas que essa diferença não será repassada ao valor da passagem. Os ônibus começarão a circular nos próximos 15 dias, após emplacamento

Ao todo, são 58 novos ônibus que substituirão os veículos com mais de oito anos de uso, conforme prevê o contrato. O serviço de transporte coletivo conta com 158 ônibus, em 42 linhas pela cidade. O custo da troca da frota foi de R$ 26,7 milhões.

O transporte coletivo de Foz do Iguaçu passa por intervenção desde 25 de janeiro, quando a prefeitura assumiu a administração do sistema. A decisão foi tomada após a Viação Gato Branco, uma das quatro que compõe o Consórcio Sorriso, atrasar o pagamento dos salários e 13° dos funcionários.

Por não cumprir o contrato, a Gato Branco foi excluída do Consórcio. A intervenção tem prazo máximo de 180 dias.

Há dois meses um motorista do transporte coletivo gravou um vídeo falando sobre a dificuldade de trabalhar durante o verão nos ônibus da cidade.

Linhas

Os ônibus com ar-condicionado farão as cinco principais linhas da cidade (três ônibus para cada região): Vila C- Centro, Morumbi – Centro, Três Lagoas – Centro, Porto Meira – Centro e Parque Nacional. “Devido ao sistema de ar condicionado, os ônibus não podem parar a cada 300 metros para abrir as portas, então eles devem parar, em média, a cada um quilômetro para manter a refrigeração”, explicou Maraninchi. Os abrigos por onde os ônibus farão o embarque e desembarque de passageiros serão sinalizados nos próximos dias.

Com informações da Prefeitura de Foz do Iguaçu